Desafios do marketing digital na experiência do consumidor final

Category :
Author :

Como sabemos, em todos os setores o marketing digital transformou a forma como as empresas se comunicam com seus públicos. O avanço tecnológico e o aumento do acesso à internet oferecem uma oportunidade única de alcançar potenciais clientes de maneira eficaz e personalizada. Cada dia está mais comum consumidores utilizarem a internet para comparar preços e a qualidade oferecida pelas prestadoras de serviços. No setor de saúde não é diferente, apesar de muitas pessoas terem dificuldade em entender as coberturas, carências, coparticipação, entre outros aspectos dos contratos, a falta de transparência nas ofertas digitais pode resultar em desconfiança ou escolhas erradas, prejudicando a experiência do usuário.

Muitas empresas estão utilizando de ferramentas digitais para se destacar no nosso segmento, embora a adoção de soluções digitais tenha crescido, ainda existem públicos que preferem os métodos tradicionais de contratação de planos de saúde, como visitas a escritórios ou agências físicas. Isso pode ser um desafio para as empresas digitais, que precisam investir em estratégias para atrair e engajar esses consumidores. Apesar do whatsapp web ou canais de conversação serem criados com o intuito de facilitar esta comunicação, o consumidor ainda precisa do atendimento humano para tratar de assuntos emergenciais, o que acaba causando constante aborrecimento aos seus beneficiários, pois algumas companhias utilizam apenas destas ferramentas ou canais.

Facilitar a comparação de planos e benefícios, com informações claras sobre o custo e a cobertura dos planos, pode ser um grande atrativo. Contudo, as variações de preços e a complexidade dos contratos exigem uma abordagem cuidadosa. Em um ambiente digital, a experiência do usuário é fundamental. Plataformas complicadas ou difíceis de navegar podem afastar potenciais clientes. As empresas precisam investir em interfaces amigáveis, em processos simplificados de cotação e adesão, além de proporcionar um atendimento digital eficaz, seja por chatbots, e-mail ou telefone.

O mercado de planos de saúde é altamente competitivo e empresas digitais precisam encontrar maneiras de se diferenciar das concorrentes, oferecendo benefícios exclusivos, processos de contratação simplificados ou serviços de atendimento ao cliente diferenciados.

Ricardo Albertim
Author: Ricardo Albertim

Tem MBA em markentig Estratégico em vendas pela Uni-RN e quase 15 anos de experiência no ramo de saúde suplementar, trabalhou na Amil durante nove anos e atuou na área de coordenação comercial desenvolvendo estratégias de vendas em duas das maiores administradoras de benefícios do país. Atualmente mora em João Pessoa/PB e irá assinar uma coluna aqui no blog.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?